Cultura Material

     A cultura material designa os objetos que registram as normas e regras distintivas do ‘modo de vida’ de uma determinada comunidade. Alvo de enfoque por parte do culturalismo, a perspectiva materialista da cultura procura abstrair-se de juízos estéticos valorativos da produção cultural, incidindo antes na análise das linguagens através das quais os grupos sociais reavivam as referências que lhes conferem identidade.



Cultural Material dos Punks


     A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura supostos comum a todos membros do movimento punk ou da ramificação/submovimento a que ele pertence.
     O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos — seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional vigente na sociedade ou como manifestação de segregação e auto-afirmação por gangues de rua. A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social. Apesar de atualmente o conceito movimento punk ser a interpretação mais popular de cultura punk, nem todos indivíduos ligados a esta cultura são membros de um grupo ou movimento. Um grande número de punks definem o termo "punk" como uma manifestação fundamentalmente cultural e ideologicamente independente, cujo aspecto revolucionário se baseia na subversão não-coerciva dos costumes do dia-a-dia sem, no entanto, se apegar a um objetivo preciso ou a um desejo de aceitação por um grupo de pessoas, representando uma postura distinta do caráter politicamente organizado e definido do movimento punke de seu respectivo interesse na preservação da tradição punk em sua forma original ou considerada adequada. Esta diferença de postura entre o movimento punk e outros adeptos da cultura é responsável por constantes conflitos e discussões, violentos ou não, que ocorrem em encontros destes indivíduos em ruas e festivais, ou através de meios de comunicação alternativos como revistas, fanzines e fóruns.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_punk



   
Casal Punk
         
    
Coturno


Pulseiras
http://2.bp.blogspot.com/-82hFUEvxtzg/UNsjUkVwbbI/AAAAAAAAB4A/-lbgorrs4qk/s1600/Punk_rockers_by_Acharai.jpg

2 comentários:

  1. Excelente blog!
    Todas as atividades foram cumpridas: fotos, legendas, comentários, imagens, vídeos e páginas.
    Ficou esteticamente muito bom (ficou bonito! rsrs).
    O tema é interessante e no momento oportuno iremos abordar a ideologia anarquista.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Blog muito bem feito me ajudou muito no meu seminário

    ResponderExcluir