Traços Culturais



     Traço é a menor unidade da cultura de um povo, pode ser material ,como a rede para dormir, ou não material, como, por exemplo, as formas de as pessoas se cumprimentarem. As gírias,muito utilizadas por jovens, são outro exemplo de traço cultural não material.




Características do estilo punk

punks Wallpaper
Punks em um movimento cultural
fonte : http://hdwpapers.com/punks_wallpaper-wallpapers.html




     O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos (alfinetes, patches, lenços no pescoço ou à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, bondage pants (calças xadrez com vários zípers nas pernas), bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano, (colorido ou espetado, etc), sendo esta combinação aleatória ou de acordo com combinações comuns à certos sub-gêneros punk, ou ainda o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão ou similaridade com o punk sem necessariamente utilizar os itens tradicionais do estilo.
     A moda punk, em sua maioria, é deliberadamente contrastante com a moda vigente e por vezes apresenta elementos contestadores ou ofensivos aos valores aceitos socialmente -no entanto um número considerável de punks e alguns sub-gêneros apresentam uma aparência menos chamativa (por exemplo o estilo tradicional hardcore). Há também indivíduos intimamente ligados a esta cultura que não têm nenhum interesse ou deliberadamente se recusam a desenvolver uma aparência punk, em geral motivados pelas diversas críticas que a moda punk recebeu durante sua história.
      A ideia popularmente difundida e equivocada de que todos os elementos do estereótipo punk foram "planejados" cuidadosamente como simbolismo da ideologia libertária/anarquista -por exemplo o coturno, originalmente trazido a cultura punk por influência da cultura skinhead, que é comumente e erroneamente justificado como símbolo de repúdio ao Exército- é com freqüência aceita entre novos punks que acabam desta forma propagando e conseqüentemente agregando pouco-a-pouco um sentido simbólico que não existia anteriormente à moda punk.
      Em diversos países, incluindo o Brasil, a roupa é na maioria das vezes o elemento que desencadeia as brigas de rua entre gangues, membros de grupos divergentes do movimento punk e outros movimentos que repudiam o punk. A combinação arbitrária de elementos costuma não ser bem vista por punks de gangues e sub-grupos do movimento pois é interpretada como uma demonstração de ignorância sobre os costumes, a aparência e as ideologias punk ou fruto de uma tentativa da cultura vigente se apropriar desse estilo. Este desentendimento pode culminar no desprezo, ridicularização ou hostilidade para com o indivíduo ou, nos casos dos grupos violentos, na coerção, furto de peças e agressão.


fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_punk


                                    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij-XHAUZpMa4nKf0TMv_PDjmyrP5UGmxc9g0oYfDyv7dqvt7aeuVg_EeO-2mHqtKkkNw9k-9TX2uPM7gRusssdixwHjsAcMwcbOGXUr2R7mpkFr_Zu1a3aRCq5On9GnXq7konpCAXWNElv/s1600/punk.jpg


                                                        http://www.vandohalen.com.br/wp-content/uploads/2013/01/Punk-Brasil.jpg


Estas imagens acima nos mostra o confuso entendimento da sociedade em relação aos punks e aos seus movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário