sábado, 9 de março de 2013

A Origem do Punk e sua Ideologia


Origem do Movimento Punk e sua Ideologia


[IMG]
Fonte: http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/arma-falha-e-pol%C3%ADtico-se-livre-de-assassinato.315748/page-2


     O movimento que chamamos punk não possui uma origem muito bem definida. No entanto, é possível encontrar elementos do comportamento atribuído ao punk ainda no final da década de 60, em alguns grupos urbanos de grandes metrópoles como Nova York e Londres, frutos de uma sociedade em profundo questionamento e em meio a uma crise econômica que provocara o aumento do desemprego entre as classes operárias das grandes economias industriais.
     A rápida difusão da banda, The Ramones, pela cena underground americana os levou para uma turnê em Londres, no ano de 1976. O sucesso do show foi notável e bandas como The Clash e Sex Pistol surgiram a partir dessa apresentação, inspiradas pelo conceito do “faça você mesmo”, presente na simplicidade da música e nas idéia fde pessimismo e niilismo, em geral com tom sarcástico e agressivo.




Fonte: http://becodorockbr.blogspot.com.br/2011/04/clash.html

     O movimento possui um conceito de liberdade, protesto e livre expressão associados às concepções libertárias do anarquismo, sendo que no decorrer do tempo, o punk tornar-se-ia um movimento através da ideologia anarquista – defendendo uma sociedade livre da dominação do Estado, da Igreja e de qualquer Instituição que vise a opressão do homem, pretendendo a formação de uma sociedade onde todos os homens sejam indivíduos livres, sendo todos responsáveis pelo bem comum.  O movimento punk em geral sustenta valores como anti-machismo, anti-homofobia, anti-nazismo, amor livre, anti-lideranças, liberdade individual, autodidatismo, iconoclastia, e cosmopolismo. 
     Essas bandas, pioneiras do gênero no Reino Unido, elevaram o tom de protesto em suas letras e em seu visual. Ofensas à Rainha, penteados ousados e roupas rasgadas invadiram a mídia inglesa, que até então mostrava-se atônita ao comportamento dessas bandas e dos punks que se multiplicavam pelas ruas das grandes cidades. A cultura punk começou a tomar forma neste período, sendo que  a música torna-se apenas uma parte de um movimento caracterizado pela rebeldia, seja ela estética, política ou musical.

Fonte: http://velhidade.blogspot.com.br/2010/04/movimento-punk-o-rock-volta-as-origens.html

     A crítica social das letras, o cinismo diante de uma sociedade moralista e em decadência, o visual agressivo e a atitude marginal foram os meios que o movimento encontrou para mostrar-se oposto à cultura e ao poder da sociedade capitalista, exibindo-se como um produto ruim de uma sociedade baseada na desigualdade e na dominação. No final da década de 70, a cultura punk já estava disseminada por várias partes do globo, e seus frutos começavam a florescer em regiões distantes de seu berço.
     A cultura punk influencia até hoje a cena alternativa, na qual sua idéia de autonomia e de liberdade de expressão pode ser encontrada em bandas que não freqüentam a grande cena e fazem sua música sem a dependência das grandes gravadoras, assim como o próprio movimento punk, que ainda existe mesmo de maneira mais restrita, tentando manter viva a idéia de protesto contra a sociedade capitalista e o fim das opressões que o homem sofre em seu cotidiano pelas instituições sociais.

14 comentários:

  1. http://cookdes.blogspot.com.br/
    segue lá :> brigada

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. muito ruim,imagina num treco podre e multiplique.

    ResponderExcluir
  4. Movimento de Merda cade os Punks Cusões, q vão destruir tudo e vão por fogo em tudo seus merdas. Espirito Santo está na Anarquia, e cade vcs lá praticando o Anarquismo. Vcs só sabem correr e se esconder seus covardes de merda, bando d cusões.

    ResponderExcluir
  5. punk é zuado, incoerente e contraditório

    ResponderExcluir
  6. que bLog ruim cara cade as referencias cara leva a mal não procura referencias bibliográficas vai se informa melhor

    ResponderExcluir
  7. O punk é muito contraditório, tanto que no livro "Mate me por favor" do Legs Mc Niel e Gillian McCain, tem o registro da entrevista com o Lou Reed, que ele diz que usava suásticas do nazismo. Então o viés ideológico do punk é muito variado, tanto que neste mesmo livro conta que algumas bandas nem gostavam de gays, embora nem todas fossem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o movimento punk tem como identidade principal a crise econômica e a repressão ao uso de drogas. Cultura social não aceita o comportamento "subversivo" dos usuários de drogas e os joga para fora do ciclo produtivo e de consumo. A partir daí, as vestes e cabelos são a "ofensa" silenciosa para a sociedade. Com o fim das crises econômicas (pessoal ou de estado) e a suavização do preconceito contra usuários de drogas, os punks perderam razão de existir.

      Excluir